logoclit

A nossa Escola inaugura o Festival CLIT

Associação Cultural Festroia | .::VER O PROGRAMA::.

92 filmes de 30 países.

A secção “Estimula-te!”, destinada a dar visibilidade a obras de realizadores estreantes e estudantes de cinema, apresenta curtas-metragens na Escola Básica e Jardim de Infância da Brejoeira, na Escola Secundária D. João II, na Escola Secundária de Bocage e na Escola Básica e Secundária Lima de Freitas.

Com a presença dos Realizadores!

16 de maio de 2022

15.20

Auditório

O programa do festival CLIT conta ainda com debates e música e o diretor, Luís Humberto Teixeira, revela que “praticamente não há sessão que não conte com a presença de um ator, produtor ou realizador de um dos filmes que a compõem”, o que, prevê, “animará os momentos de interação entre o público e os artistas”.

Com entrada gratuita em todas as sessões, a segunda edição do festival CLIT, que se realiza entre 13 e 22 de maio, apresenta quatro estreias mundiais, seis europeias e 15 nacionais.

“Teremos sessões com cinema e debate em torno de temas como a proteção animal, a deficiência, a saúde reprodutiva, a educação, os sistemas agroalimentares, o trabalho digno e a educação na natureza”, indica, por seu lado, Helena de Sousa Freitas, coordenadora deste projeto da Associação Festroia e do IPS.

Helena de Sousa Freitas adianta que “o dia 17 de maio será composto inteiramente por sessões ‘Ativa-te!’, abordando temáticas como o racismo e os direitos LGBT, aproveitando a celebração do Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia”.

As sessões de abertura e encerramento do festival e das secções “Estimula-te!”, “Ativa-te!” e “Network!” decorrem em 15 locais previamente definidos das cinco freguesias do concelho de Setúbal e em Palmela.

Os locais de exibição dos 16 filmes da seção “Descobre-o!” são, por seu turno, descobertos pelo público durante o certame, mediante pistas colocadas nos canais de comunicação digital do evento.

Quinta de Alcube, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), União Setubalense, campus do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Cáritas – instalações da Bela Vista, Museu do Trabalho Michel Giacometti e cooperativa Biovilla são os locais da secção “Ativa-te!”.

Esta área do festival CLIT conta com o patrocínio exclusivo do Programa Cidadãos Ativos/EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

A secção “Network!”, que pretende proporcionar momentos de descontração e convívio em torno do cinema, está prevista para o Café do Largo e o Inatel de Setúbal, enquanto a Casa da Cultura e o Cinema Charlot acolhem as sessões de abertura e encerramento, respetivamente.

fimologo